Sesc PR promove em Matinhos e em outras 22 cidades semana dedicada à literatura

Com o tema “Literatura e(m) Movimento: travessias do tempo e do espaço”, a Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro chega a sua 36ª edição, em 23 cidades paranaenses.

Por Redação 14/09/2017 - 14:49 hs

De 18 a 23 de setembro, o Sesc PR promove em todo o estado uma das maiores feiras e encontros literários do Brasil, a 36ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. O evento ocorre simultaneamente em Matinhos e em outras 22 cidades paranaenses. Neste ano, a programação traz como tema central a “Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço”.

“Durante seis dias, reuniremos mais de 425 atividades, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, entre outras; com a presença de mais de 160 convidados, além de livrarias e editoras universitárias presentes”, revela a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Massaro Carrara Bruneri.

A semana proporá uma reflexão sobre a literatura e o potencial que ela tem de trânsito. “A ideia de trânsito se desdobra em várias compreensões. Mobilidade pode se referir à literatura como sendo capaz de estabelecer interfaces com a música, a dança, a performance, as artes plásticas, a memória, contaminando-as com características através do tempo e do espaço”, destacam os curadores da Semana Literária.

Em todo o estado, editoras e livrarias comercializarão livros com descontos sobre o valor de capa. A expectativa é que em todo o evento, nas 23 cidades, mais de 40 mil livros sejam comercializados.

A programação completa  está disponível no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Confira a programação para Matinhos:

Programação – Noite

 

18/09 (seg) – 20h

LITERATURA E SUAS INTERFACES – escritor convidado: João Paulo Cuenca

 Pensar a literatura em seus contatos, encontros, fricções com outras línguas, linguagens, discursos, artes e poéticas é o objetivo deste encontro.

João Paulo Cuenca – autor de cinco romances, entre eles, “O único final feliz para uma história de amor é um acidente”, cujos direitos foram vendidos para 10 países. (2010), e “Descobri que estava Morto” (2016), Entre 2003 e 2010, escreveu crônicas semanais para o jornal O Globo – algumas delas reunidas na antologia "A última madrugada" (2012). Em 2007, foi selecionado pelo Hay Festival, no Reino Unido, como um dos 39 jovens autores mais destacados da América Latina e em 2012 foi escolhido pela revista britânica Granta como um dos 20 melhores romancistas brasileiros com menos de 40 anos.

Local: Centro de Convenções Sesc Caiobá

Público: adulto

Capacidade de público: 200

Inscrição antecipada: SAC da unidade

 

19/09 (ter) – 20h

CANTANDO E RECONTANDO A LITERATURA INFANTIL – Escritor convidado Kalunga

O desenvolvimento do encontro toma a reflexão da literatura infantil como o início do processo que nos levará a gostar de ler ou de criar este importante hábito quando a imaginação, o sonho e a fantasia estão a nos levar por viagens incríveis e inesquecíveis. Brincadeiras, música, poesia, alegria e sensibilidade que nos incentivam a não abandonar a criança que jamais devemos deixar de ser. A interatividade e utilização de conceitos práticos se constituem na tônica que se faz presente na relação palestrante e participantes.

Carlos Heráclito Mello Neves (Kalunga) – Poeta, escritor de literatura infantil e infantojuvenil, instrumentista, compositor e oficineiro. Possui 29 livros publicados por diversas editoras, entre elas: Vozes – RJ, Paulinas – SP, FTD – SP, Miguilim – MG, Franco– MG, InVerso – PR, Maneco – RS, Livroebooks – GO. Tem poesias e textos publicados em diversas coletâneas e livros didáticos. Alguns dos seus livros foram adaptados para teatro e “Criança não faz de conta” obteve premiação nacional e internacional, com apresentações em diversos países da América do Sul. Premiado internacionalmente com o livro “Quero Quero”, obteve também premiações nacionais com outros dos seus trabalhos. Participa de feiras de livros e eventos literários por todo o território nacional.

Local: Centro de Convenções Sesc Caiobá

Público: adulto

Capacidade de público: 200

Inscrição antecipada: SAC da unidade

 

20/09 (qua) – 19h

ENTRE O SERTÃO E AS VEREDAS: Narrativas de resistência em Guimarães Rosa – escritor convidado: Dario Ferreira Sousa Neto

O encontro propõe o convite de se mergulhar no grande romance brasileiro do século XX “Grande Sertão: Veredas”, do escritor mineiro Guimarães Rosa. Pretende-se apresentar a narrativa por dois enfoques: o amor do narrador-personagem Riobaldo pelo jagunço Diadorim e a percepção de si da personagem Diadorim. Entrecruzando desejo e identidade, pretende evidenciar a beleza desse romance que o torna um grande clássico na Literatura Brasileira.

Dario Ferreira Sousa Neto – professor da Unespar Campus Paranaguá. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (2003), mestre (2008) e doutor (2015) em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Análise de Discurso.

 Local: Guaratuba–PR – local a definir

Classificação indicativa: 18 anos

Público: professores, estudantes de formação de docentes de Letras e Pedagogia.

 

20/09 (qua) – 20h

Espetáculo Narrativo

Apresentação de contação de histórias que tem como intuito conduzir o seu público ao universo da literatura, dos contos e das narrativas fictícias.

 Local: Centro de Convenções Sesc Caiobá

Classificação indicativa: livre

Capacidade de público: 200

Ingressos antecipados no SAC da unidade

 

21/09 (qui) – 19h30

Quinta é Cinema no Sesc – CineSesc na Semana Literária

O Cinema é imagem em movimento. Sua capacidade de nos levar a qualquer lugar, neste ou em outros tempos, dialoga diretamente com o universo literário.

Filme: Narradores de Javé

Local: Cine Sereia – Sesc Caiobá

Classificação indicativa: 10 anos

Capacidade de público: 80

Ingressos antecipados no SAC da unidade

 

22/09 (sex) – 20h

A LITERATURA COMO ESPAÇO ARTÍSTICO – Escritor convidado Katia Nascimento

O encontro aborda a Literatura como um fazer artístico e as implicações desse fazer artístico ao artista, no momento atual.

Katia Nascimento – Escritora, formada em Letras Português-Espanhol, pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, e mestre em Letras, pela mesma Universidade. É doutoranda em Educação, pela Universidad Nacional de Rosario – UND/Argentina, e é graduanda em Pedagogia (como 2ª Licenciatura) pela Fael, onde é professora. Possui vasta experiência em docência no ensino superior.

Local: Centro de Convenções Sesc Caiobá

Público: Adulto

Capacidade de público: 200

Inscrição antecipada: SAC da unidade

 

23/09 (sáb) – 21h

OS MALASARTES – ESPETÁCULO CÊNICO

 O espetáculo apresenta cinco histórias do conhecido personagem Pedro Malasartes, que foram reescritas pelos quatro integrantes do elenco (que também compartilham a direção).

Com classificação livre e mesclando teatro, música e contação de histórias, o espetáculo aborda a malandragem de Malasartes diante das adversidades da vida e da exploração dos “poderosos”.

 

Ficha técnica:

Direção, textos e atuação: Fabiane de Cezaro, Lilyan de Souza, Lucas Mattana e Rafael Di Lari.

Dramaturgista: Vinícius Mazzon.

Sonoplastia: Bruno Leão

Adereços e figurinos: Manu Assini

Produção: Lilyan de Souza

Designer gráfico: Lucas Pereira

Fotos e vídeo: Lidia Ueta

Contrapartida social: Rafael Di Lari

Realização: Barbas de Molho Produções Artísticas

Local: Centro de Convenções Sesc Caiobá

Público: livre

Capacidade de público: 600

Ingressos antecipados no SAC da unidade

 

Programação – Manhã 

19 e 20/09 (ter e qua) – 8h30 | 10h

Semana Literária vai à Escola – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Público: infantil

Duração: 30 minutos

Escolas: Agendamento escolar para fechamento de turmas

 

19 a 22/09 (ter a sex) – 8h30

OFICINA TEATRO E LITERATURA

O teatro antes de se tornar momento de representação, pode constituir-se em texto literário.

- Leitura dramática

- Palavra e emoção

- Palavra e ação 

Duração: 2 horas

Local: Biblioteca do Sesc Caiobá – Ala A

Público: infantojuvenil

Capacidade de público: 25

Inscrição antecipada: agendamento de turmas escolares interessadas


21 e 22/09 (qui e sex) – 10h

Oficina “LITERATURA NA REDE”

A utilização da rede mundial de computadores como novo meio de acesso à literatura, por meio de e-books, audiobooks e o acesso e utilização de acervos digitais de literatura sob domínio público.

Duração: 2 horas

Local: Sala Internet Livre – Hotel Sesc Caiobá

Público: adulto

Capacidade de público: 10

Inscrição antecipada: Inscrição no SAC da unidade.

 

Programação – Tarde

19 a 22/09 (ter a sex) – 13h30

CLUBE DA LEITURA – VIVÊNCIA DE RESULTADOS

O projeto Clube da Leitura – Comunidade/Pontal do Paraná teve seu início em abril deste ano. A proposta dos encontros foi de desenvolver a ligação da literatura infantojuvenil com as linguagens artísticas do teatro e do cinema, abordando dinâmicas teatrais, leituras de mesa, leituras dramáticas, exibição e discussão de filmes inspirados em literatura, além da leitura dos livros que inspiraram tais produções.

Essa vivência traz ao público as reflexões finais a partir da produção realizada ao longo do ano.

Local: Escolas Projeto Clube da Leitura – Pontal do Paraná

Público: participantes do Projeto Clube da Leitura

  

19 e 20/09 (ter e qua) – 13h30 | 15h

Semana Literária vai à Escola – Rodas de Leitura

Público: infantil

Duração: 60 minutos

Escolas: Agendamento escolar para fechamento de turmas

 

20/09 (qua) – 13h30

OFICINA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA

 A Literatura proporciona ao leitor diversas perspectivas em relação ao mundo. Sua leitura perante o cotidiano se torna mais crítica, reflexiva e intensa à medida que amplia sua ferramenta que é o ato de ler. A Mediação neste momento traz uma possibilidade de incentivo a esta prática de modo lúdico e prazeroso, na qual os livros são fontes de imaginação, criatividade e sensibilidade.

 Duração: 5 horas

Ministrante: mediador convidado

Local: Sesc Caiobá

Público: adulto

Vagas: 20

Investimento: um livro (novo ou usado) de literatura

Inscrição antecipada: SAC da unidade

 

22/09 (sex) – 13h30

OFICINA: A LITERATURA COMO ESPAÇO ARTÍSTICO

 Praticar a escrita criativa e refletir sobre o mundo do artista/escritor contemporâneo.

- O texto criativo e a linguagem literária

- Elementos da narrativa e o universo ficcional

 

Duração: 5 horas

Ministrante: Katia Nascimento

Local: Sesc Caiobá

Público: a partir de 16 anos

Vagas: 20

Investimento: um livro (novo ou usado) de literatura

Inscrição antecipada: SAC da unidade

 

23/09 (sábado) |14h | 16h

SARAU LITERÁRIO

Poesia Contemporânea: quais as possibilidades de trânsito da poesia na vida cultural contemporânea?

 

Duração total: 4 horas

Local: Sesc Caiobá

Público: livre

Vagas: 20

Inscrição antecipada: SAC da unidade

 

Participação de Feira de Livros com preços promocionais

19 a 23/09 – terça a sábado

Local: Hotel Sesc Caiobá

 

PARALELO

19 a 22/09 – Cine Sesc |14h

Abril e o Mundo Extraordinário

 

Cine Sesc |20h30

19/09 (ter) – Jornada ao oeste

20/09 (qua) – Caverna dos sonhos esquecidos

22/09 (sex) – Estamos todos bem

 

Local: Cine Sereia – Sesc Caiobá

Capacidade de público: 80

Ingressos antecipados no SAC da unidade

Consultar previamente classificação indicativa

 

Balaio de Histórias 10h| 15h

Projeto que propõe um espaço para contação de histórias infantis e regionais.

 

19/09 (ter)

20/09 (qua)

21/09 (quin)

22/09 (sex)

23/09 (sáb)

 

Local: Espaço de Leitura – Hotel Sesc Caiobá

Ingressos antecipados no SAC da unidade