Mutirão de cirurgia de catarata chega a Guaraqueçaba

Por Léo Gomes 01/08/2017 - 08:31 hs

Moradores de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, de ilhas e de comunidades rurais da região recebem nesta semana o mutirão de cirurgias de catarata - doença que compromete a visão e que, se não tratada, pode até levar à cegueira.

São 128 pacientes que vão passar pela cirurgia. O atendimento é feito no Hospital Regional de Guaraqueçaba e começou nesta segunda-feira, com a presença do governador Beto Richa.

Roaldo de Freitas, de 69 anos, morador de Guaraqueçaba, já passou pela cirurgia. Ele contou que antes estava com a visão turva e achava que precisava de óculos.

O diretor-técnico do programa de mutirão de cirurgias da Secretaria de Estado da Saúde, Roberto Cacciari Filho, explicou que a meta para Guaraqueçaba e região é realizar centenas de cirurgias.

Para ter acesso às cirurgias eletivas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima, que é a porta de entrada para ter acesso a outros serviços de saúde. Caso necessário, o paciente será encaminhado ao local de referência para a especialidade em sua região.