Alunos da APAE Guaratuba terão curso de Golfe adaptado

Por JAIRO GOMES 23/03/2017 - 15:06 hs

O Curso de Golf 7 será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas na APAE, de Guaratuba. A promoção é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Guaratuba e objetiva divulgar esta modalidade como atividade esportiva para as diversas faixas etárias.

O curso será realizado durante todo o dia dividido em duas etapas. Pela manhã, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. De acordo com a idealizadora da adaptação, professora Fátima Alves da Cruz, a modalidade foi criada com o objetivo de atender inicialmente os alunos que apresentavam Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Deficiência Intelectual (DI). Logo, o novo esporte recebeu a atenção da Federação Paranaense de Golf, que hoje é uma das parceiras do Projeto de Golfe Adaptado.

O golfe é um esporte que busca concentração, paciência e calma. Além disso, é um ótimo instrumento de socialização, estimula o desenvolvimento das potencialidades, aprimorando o domínio de espaço- temporal, lateralidade, equilíbrio, postura, fortalecendo o tônus muscular, atenção, raciocínio lógico, autonomia emocional, memória. Enquanto o Golfe tradicional é jogado em um campo com 18 buracos, sem distância padrão entre cada um deles, o campo do Golf-7 contém sete buracos com medidas de sete metros entre eles. Os atletas treinam em duas modalidades: a de adaptação, em que vence o primeiro a embocar a bola; e por tacada, quando o vencedor é aquele que executa menos tacadas até embocar a bola. Isso faz com que os alunos expressem vontade de conquistar sua meta em campo na vida.

O que começou como atividade pedagógica cresceu e virou esporte. Até agora existem duas modalidades no esporte: Tacada e Buraco. Nos Jogos Escolares do Paraná 2016, em Arapongas, os atletas Milena dos Santos, Kaique Rocha e Eloisa de Oliveira levaram uma medalha cada um para a cidade de Cambira. Os dois primeiros garantiram o ouro, e o último, a prata.